Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2011

"Sei que nada sei". Sócrates

A vida nem sempre é como gostaríamos que ela fosse, infelizmente. Ultimamente tenho me questionado sobre o seu sentido, a sua finalidade... e a cada dia que passa sei menos, daí cheguei a conclusão de que sábias foram as palavras de Sócrates: "Sei que nada sei". A vida é uma grande e sábia pergunta, e viver é a resposta. Por isso vou vivendo, tentando acertar, tentando fazer o que estiver ao meu alcance para tornar-me um ser humano melhor e mais sábio, mais ciente dos meus deveres e direitos. Sobretudo tendo a certeza de que somos o que podemos ser, nem mais nem menos.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Izamar

Tão breve é a vida... tudo passa tão depressa que as vezes nem nos damos conta. Nos conhecemos desde crianças, e praticamente crescemos juntas. Você é uma grande amiga, é alguém que sei que sempre me amará, e estará ao meu lado, como sempre esteve.Minhas palavras são insuficientes para dizer o quanto és importante em minha vida. O tempo tão rápido, o dia-a -dia... tantos afazeres...as vezes nos roubam das pessoas que amamos, mas quando existe o amor, nada pode separar. Você fez parte de muitos momentos bons da minha vida, e certamente fará parte ainda de muitos, se assim Deus permitir. A você eu desejo toda a felicidade, todo o amor e paz, não só hoje, porém todos os dias da sua vida. Saiba que admiro muito você, sua serenidade, tranquilidade e amorosidade. És uma pessoa especial. Parabéns! Parabéns por mais um ano de vida, sobretudo pela pessoa maravilhosa que és. Amo você de todo meu coração.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mais vale dar uma rosa sem motivos, do que um buquê para pedir perdão.

Muitas vezes na vida nos sentimos incompreendidos, não-amados, e isso nos entristece. Não há quem diga que sempre tem certeza que é amado. Há sempre uma dúvida a rondar-nos a mente. E é justamente essa dúvida que pode estragar qualquer relacionamento. O amor é um sentimento nobre. Requer cuidado e zelo. Amor é vocação. É a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente. Ser amado como se é é uma grande benção, sobretudo um presente de Deus. Quem ama sempre deseja o bem da outra pessoa, e é incapaz de cometer atos maus, não guarda mágoas, e sempre é capaz de perdoar. Mas perdoar não é tornar-se um imbecil e aceitar ser capacho, ser humilhado. Perdoar é reconhecer que o outro errou com você, mas se está pedindo perdão e está se comprometendo em não repetir tal erro, merece ser perdoado. Entretanto, se pede perdão e depois torna a repetir a falha, não pediu perdão sinceramente, esse tipo de atitude tem mais a ver com remorso do que com arrependimento.Cada pessoa tem sua dignidade, tem o seu valor como ser humano, e merece ser respeitado. Acredito que se pode perdoar uma pessoa de todo o coração, sem ter a intenção de continuar o relacionamento, porque a confiança depois de perdida é difícil de ser reconquistada. Portanto se você ama e é amado, zele desse amor, dessa união, e tenha sempre em mente que é melhor dar uma rosa sem nenhum motivo, do que um buquê para pedir perdão.





sexta-feira, 13 de maio de 2011

Abolição da Escravatura

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.





domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães!!

Mãe! Palavra sagrada, pureza que vem do coração. Sentimento verdadeiro e profundo. Mãe não tem preço. Felizes aqueles que ainda a tem ao seu lado. Entretanto, há muitos que não valorizam nem respeitam sua mãe, a tratam mal, são desobedientes, e pior ainda, quando ela já está muito idosa a colocam num asilo, onde certamente sofrerá bastante. A vida nos ensina muito, sobretudo as situações difíceis. Aprendi que sempre somos cobrados pelo que fazemos de errado com as outras pessoas, e pagamos por isso, não adianta tentar fugir, cedo ou tarde pagamos, porque Deus é justo, e vê todo o mal que praticamos. A maternidade é bela, é um dom de Deus. Porém há muitas mulheres que não pensam assim, engravidam, e jogam seus filhos no lixo, em bueiros... tantos noticiários nos mostram acontecidos assim...é que muitas mulheres apenas dão à luz, mas não sabem o que é ser mãe, cuidar e zelar pelo bem-estar do seu filho, pois não são maduras o bastante para entender que ser mãe é sempre fazer renúncias em benefício dos filhos, colocá-los em primeiro lugar, sobretudo amá-los e conduzí-los para o caminho do bem. Graças a Deus, tenho uma ótima mãe, sempre responsável, amorosa e presente. Louvo-o todos os dias por isso. E oro para que prolongue os seus dias, pois não sei como viveria sem ela, pois a amo demais para perdê-la, não gosto nem de pensar sobre isso.
Feliz dias das Mães à todas as mamães, que sejam felizes, e respeitadas por seus filhos. Amém!!! 








quinta-feira, 5 de maio de 2011

Felizes os que conseguem amar

Toda pessoa é boa quando opta pela bondade. Quem decide ser bom o é, ainda que tudo se volte contra ele. Porque bondade vem de dentro, está relacionada com as virtudes que brotam de uma mente sadia, de um coração cheio de amor, de carinho e afeição. Deus nos criou para amar. Amar a si mesmo, amá-lo com pai, e amar os nossos semelhantes. Entretanto, há muitos que não conseguem amar a si próprios, muito menos aos outros. Amor é um sentimento que está relacionado com o que sentimos por nós mesmos. Geralmente se somos capazes de nos amar, de nos aceitar como somos, de nos entendermos, sobretudo de nos perdoarmos, também seremos capazes de agir dessa forma com as outras pessoas com quem nos relacionamos, porque só podemos dar aquilo que possuimos.



domingo, 1 de maio de 2011

Dia do Trabalho

Hoje é comemorado o dia do trabalhador. O trabalho enobrece e dignifica o homem. Exige muito do físico e emocional, as vezes cansa, porém o torna mais digno e honrado. Infelizmente ainda é muito grande a quantidade de pessoas que não conseguem arrumar um trabalho digno para suprir suas necessidades, e por isso passam por grandes dificuldades, tanto financeiras quanto psicológicas. Geralmente quem não consegue trabalho, sente-se inferior e com baixa-auto-estima, sente-se inútil, mas há também aqueles que não gostam mesmo de trabalhar, preferem roubar o que é das outras pessoas, ou mesmo deixar que outros os sustentem. Acredito que esse estímulo para apreciar o trabalho vem dos pais, pois muitos deles não ensinam seus filhos a apreciar o trabalho, dão tudo, permitem tudo, e mais tarde sofrem ao ver seus filhos no mundo do crime. Todo trabalho é digno, por mais humilde que ele seja. É importante ter essa consciência, para não desvalorizarmos o trabalho das outras pessoas, nem querer humilha-las. Todo trabalhador merece um salário digno, e merece ser respeitado. Aprendi a trabalhar muito cedo, a necessidade me obrigou. Quando  meus pais separaram-se, eu passei a ser manicuri para ajudar nas despesas, tanto minhas como de casa, pois ele não nos ajudava em nada, e precisávamos nos alimentar, vestir... confesso que essa foi uma das maiores mágoas que tinha do meu pai, pois ficava pensando como que pode uma pessoa ter filhos e não se importar, simplesmente esquecer que eles têm necessidades. Nunca chegamos a passar fome, mas andamos muito perto. Dói muito você crescer querendo ter as coisas e não poder tê-las, mas já passou, crescemos e estamos lutando para conseguirmos nossos objetivos. Quanto a meu pai, que Deus o perdoe pela sua falha conosco, pela sua falha como pai, porque nós já o perdoamos.