Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O amor

Eu gosto de observar as pessoas e os seus comportamentos, sobretudo suas reações diante dos acontecimentos.
As pessoas são variadas, tanto fisicamente como psicologicamente. É interessante observar que quando  estão amando as pessoas se tornam diferentes do que eram antes. E isso acontece porque o amor transforma as pessoas para melhor. Se a mudança for para pior, não há amor envolvido, há uma paixão desmedida. Porque o amor só é amor quando liberta e torna o ser humano melhor, sobretudo mais convicto e ciente dos próprios sentimentos, e da realidade. O amor é real, e vive da realidade. Não sobrevive a mentiras, enganos, falsidades... Onde ele impera, há sempre a paz, a benevolência, a gratidão, a amizade, e o perdão. É muito fácil falar de amor, do seu significado, o difícil é agir com amor, agir com a serenidade que ele envolve. O ser humano corre o mundo, luta, busca realizar seus sonhos, alcança bens materiais, e ainda assim sente um grande vazio no seu íntimo, e esse vazio só pode ser preenchido pelo amor. Amor a si mesmo, amor aos outros, numa entregado ser, do que há de mais nobre e belo em si mesmo.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sossega

Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres. 

Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperença a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo! 

Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme,
A grande, universal, solente pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.

Autor: Fernando Pessoa

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vida

Vida
É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

Autor: Francisco Cândido Xavier

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cantar a beleza da vida

Cantar a beleza da vida. É isso que todos deveríamos fazer sempre. A vida é tão magnífica, tão cheia de emoções...que mesmo apesar das dificuldades que as vezes enfrentamos, ela não deixa de ser encantadora. Se pararmos para observar, a maioria das situações que enfrentamos são grandes aprendizados, são um aviso do céu. Porque boa parte do que nos acontece, nos faz sofrer na hora, nos revoltamos, blasfemamos, e acreditamos não merecer. E estamos certos, porque ninguém em sã consciência gosta de sofrer. Mas o sofrimento nos faz crescer, nos torna mais maleáveis e sobretudo sensíveis. Certamente, tudo que nos entristece hoje, daqui algum tempo nos lembraremos e até sorriremos, nos perguntando o quanto sofremos em vão, o quanto aquilo que nos aconteceu, foi o melhor para nós, foi exatamente o que deveria ter sido. Assim é a vida... um eterno recomeçar, ainda que em meio aos dissabores. Viva la vida!!