Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2011

Viver é um milagre irrepetível

Vejo a vida como um milagre irrepetível, um dom de Deus. Embora haja problemas, dificuldades, tristezas... a vida é sempre uma grande oportunidade de aprendizado. Que Deus conserve a minha enquanto julgar-me merecedora. Amém!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aceitar o inevitável

Cada dia que passa tenho a certeza de que viver é um desafio. Hoje, infelizmente descobri que tenho três cistos no seio esquerdo e um no seio direito. Estou muito triste, angustiada, sem saber o que pensar... já chorei demais, e fico pensando na fraqueza humana diante do inevitável. Há situações que podemos resolver, mas há outras que independem do nosso controle, e são exatamente nessas que a nossa força se faz necessária, sobretudo a nossa fé. Na verdade não sei o que pensar, nem o que fazer, estou meio sem chão...a única coisa que eu sei é que  prefiro esperar o melhor, pois  eu não posso nem tenho forças para lutar contra o inevitável. Espero que no final tudo dê certo, tudo seja para o meu bem maior,

quinta-feira, 24 de março de 2011

O segredo da vida não é fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz.

Inúmeras vezes me questionei sobre a minha vocação, já pensei em ser freira, policial, advogada, psicóloga etc...e acabei sendo professora. No princípio, não gostei muito da idéia, mas como nem sempre temos as oportunidades que julgamos merecer, cá estou eu, numa sala de aula, com crianças de dois e três anos, fase muito boa para se trabalhar, formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Crianças são sempre crianças, não adianta tentar ultrapassar essa fase, tentar esperar algo mais. Todas as fases da vida são belas e tem seu valor, basta somente aceitá-las e vivê-las como se deve. A criança me fascina, seu jeitinho de ser, suas zangas... a criança tem um quê de especial, pois ainda que  se zangue, passados alguns segundos ela nem lembra mais, e consegue ser ainda mais carinhosa...já nós, os chamados adultos, não possuímos sua  leveza de alma nem sua ingenuidade, bom seria se possuíssemos, pois certamente seríamos mais felizes.

quarta-feira, 23 de março de 2011

O silêncio vale ouro

Muitas vezes  nos sentimos amargurados, tristes, e sem saber como agir,  nem como enfrentar as dificuldades...  São nesses momentos que devemos parar e refletir, e fazer sempre aquilo que nos traz a paz, aquela paz de espírito que nos torna mais leves, e cientes de que fizemos o melhor que podíamos. Sempre acreditei que quando pensamos demais nos problemas, sofremos. Entretanto, quando olhamos à nossa volta, para as outras pessoas, descobrimos que há sempre quem sofra mais que a gente, muitas vezes de problemas piores que os nossos, e infelizmente não encontram auxílio, pois há aqueles que não ajudam nem com palavras o seu semelhante, pelo contrário, podem até piorar sua situação. As palavras têm grande poder, e elas podem ser maléficas, dependendo da intenção de quem as profere. Há alguns anos atrás, estive muito enferma, e costumava receber visitas, e tinha uma que deixava-me angustiada e triste, sentindo-me muito mal, achando até que não ficaria mais curada... mas o tempo nos ensina muito, e aprendi a não valorizar tanto as palavras negativas de outras pessoas, prefiro ficar com as melhores. Se não puder ajudar alguém materialmente, pelo menos ajude com boas palavras, palavras edificantes e que animam, senão é melhor ficar calado, pois o silêncio vale ouro.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da água

Água... simplesmente fonte de vida. Essa vida que pulsa dentro de nós, do nosso ser... sem água não conseguimos viver, ela é essencial. É dispensável mencionar sua utilidade.

domingo, 20 de março de 2011

Nem Cristo agradou a todos

Certa vez eu li num livro algo muito interessante, perguntaram a uma pessoa o que ela achava de uma outra, que não estava com elas no momento, e ela disse que a achava muito simpática, e gente boa. Então a que estava perguntando sorriu e disse, sabia que ela não pensa o mesmo de você? ela te acha muito antipática, e não gosta de você? Não sabia, disse a outra, mas tudo bem,  você  me perguntou o que eu achava dela, e infelizmente se é isso  que ela pensa de mim,  eu nada posso fazer,  afinal nem Cristo agradou a todos.  Diálogo simples, mas se pararmos para refletir, muito sábio, pois nem o homem mais sábio que já passou por esse mundo, conseguiu agradar a todas as pessoas. E as vezes acontece de você admirar uma pessoa e ela simplesmente pensar o contrário de você. Daí você não morrerá por isso, e se for uma pessoa ciente dos seus valores, não se entristecerá pelo que algumas pessoas pensam ou dizem de você, porque você sabe quem é, e o valor que possui, e isso independe do que pensam ou digam de você. Portanto cultive um amor sadio por si mesmo, aprenda a gostar de si, a apreciar-se como uma dádiva de Deus, e saiba que você é especial, é um ser humano dotado de inteligência, e de uma força de vontade insuperável, basta acreditar em si, acreditar que pode, e certamente irá alcançar tudo que deseja. Nunca se avalie mediante opiniões alheias, mas pela sua própria.

sábado, 19 de março de 2011

O passado é como morre

A verdadeira felicidade está dentro do nosso coração. Resulta da sensação de dever cumprido, da prática de boas ações... ser feliz é o sonho da maioria das pessoas, e muitas o buscam de maneira indevida. Há quem seja feliz apenas olhando uma criança sorrir, ou ajudando alguém, ainda que modestamente. Mas há também aqueles que não conseguem ser feliz nem dessa maneira, porque estão aprisionados às amarras do passado, onde julgam que eram felizes, não se dão conta de que o tempo passou, e que precisam adaptar-se ao novo, seguir em frente, pois o passado é como morre.

quarta-feira, 16 de março de 2011

 Meu irmão, ontem infelizmente enquanto trabalhava perdeu o dedo polegar da mão esquerda, ficamos todos tristes com o acontecido, eu chorei muito, pois imagino a sua dor, tanto física quanto psicológica. Fico a imaginar os inúmeros pensamentos que passam por sua mente, a tristeza que ele está sentindo, que só quem passou pela mesma situação sabe. Mas eu sou uma pessoa que sempre procura ver o lado bom das situações, eu acredito que a vida é sempre um recomeço, e que devemos sempre nos adaptar ao que nos acontece, seja bom ou ruim. O que realmente importa é a vida, estar vivo é sempre um milagre que Deus nos concede todos os dias, e Ele sabe o que é melhor para nossas vidas. Estou triste, angustiada com sua dor, mas sei que certamente estaria mais infeliz se algo pior tivesse acontecido, mas graças a Deus não aconteceu. Ele continua conosco, sendo essa pessoa serena e calma, essa pessoa admirável, trabalhadora e honesta, a quem Deus deu-me como irmão nessa vida, e a quem amo demais. Só peço a Deus que lhe dê o conforto necessário, e que ele entenda que dentro de si  possui  tudo que é necessário para torná-lo especial, e diferente das outras pessoas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia da poesia

Poesia...é a mais bela expressão da vida e de tudo que a torna bela. Ser poeta é conseguir enxergar a beleza das coisas e das pessoas, é ver beleza onde muitos não a enxergam. Já dizia um grande escritor, que a beleza está nos olhos de quem a contempla. Somente um coração bondoso consegue ver  o belo, o singelo em tudo a sua volta. É necessário uma grandeza de alma para ver além das aparências, além daquilo que se chama beleza exterior, porque bela é toda pessoa capaz de amar, capaz de ver a bondade que uma pessoa tem, independente de seu exterior, porque se pararmos para analisar, a beleza é como o vento que passa, é uma ilusão, e ficar preso a ela é como parar no tempo, pois ela passa rápido demais, e no fim, o que resta é somente a beleza interior, se aquele que é belo fisicamente não a tiver, então nada terá, e nada conhecerá da verdadeira beleza, aquela que preenche a alma, e purifica o coração, que torna a pessoa uma jóia rara, alguém com qualidades admiráveis, sobretudo inesquecíveis. Essa é a beleza que deixa marcas profundas, que faz a grande diferença. 

domingo, 13 de março de 2011

Soneto do amigo



Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes

sexta-feira, 11 de março de 2011

Homenagem às mulheres

Ser mulher... é ser capaz de sentir-se mulher, saber aceitar-se como se é, é aprender que mulher e homem são diferentes, e que jamais devem ser compararados, pois ambos são complexos. A mulher é sempre sensível, carinhosa, sabe demonstrar seus sentimentos, suas emoções... já o homem é mais fechado, mais centrado em si mesmo, embora tenha sentimentos é difícil para ele demonstrar, mas isso não quer dizer que ele não os sinta, é que muitos têm medo de demonstrar e sofrer, por isso criam uma barreira e escondem o que sentem, no fundo boa parte dos homens fogem de compromisso por receio de sofrer,mas o medo sempre paralisa as pessoas. Há vários tipos de mulheres, há as que também por medo de sofrer preferem não se envolver, pois a perda sempre entristece. Há as corajosas, que se jogam nos relacionamentos, vivem suas emoções, sofrem, mas amam, não vive a mercê dos erros alheios, nem dos comentários... é para essas que escrevo, para que continuem a ser corajosas, continuem a viver sem receios nem medos, pois dessa vida nada se leva, além dos sentimentos vividos e guardados no coração. À você mulher corajosa, o meu respeito e admiração, e o meu desejo de que continue a expressar seus sentimentos sem medo, porque essa vida só vale a pena ser vivida com amor, com emoção e com o sentimento de pertencer, de participar...e não de ser expectadora, de apenas olhar sem viver, como se a vida fosse um teatro, que devesse apenas ser assisitido. A vida é pertencer,é fazer parte, é correr todos os riscos para ser feliz.




quinta-feira, 3 de março de 2011

A calma nos traz a paz

É interessante observarmos que as pessoas calmas, 
onde quer que estejam, criam um ambiente 
de paz e harmonia à sua volta.
Por outro lado, há pessoas que aonde chegam, 
causam tumulto e agitação, muitas vezes 
gerando brigas e desentendimentos. 
Pessoas nervosas e agitadas causam desequilíbrio 
em si mesmas, e naqueles que estejam ao redor, 
o que não é bom para elas nem para os outros.
Assim, busquemos agir sempre com calma e paciência 
e criaremos dentro de nós e ao nosso redor um mundo 
de paz e harmonia. Tudo fluirá naturalmente, 
de uma forma leve e tranqüila.
A calma e a paciência devem ser constantes em nossas vidas, 
pois agindo dessa maneira evitaremos muito sofrimento 
desnecessário para nós e para os outros.
Com calma tudo se resolve, pois a mente fica clara 
e aberta para as soluções que estão sempre 
muito próximas de nós. Pensemos nisso!!!

  Gotas de Paz- Mensagens Edificantes