Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Não critique as pessoas pouco dotadas fisicamente. Se aos seus olhos e aos olhos da maioria das pessoas alguém parece feio, não julgue. Pois pequena é a abelha e ainda assim produz saboroso mel. Muitas vezes julgamos mal as pessoas, olhando só a aparência, e nos esquecemos de que o ser humano está além delas, que deve ser olhado na sua essência. Somos todos dotados de valores, de virtudes...a beleza física é efêmera, já os valores permanecem. Busque olhar as pessoas pelo interior, valorizando o "eu" de cada uma, pois somente assim serás capaz de perceber que tudo é ilusão, e vento que passa. E que só temos essa vida para viver, e ela passa depressa demais para ser desperdiçada com sentimentos pequenos e insignificantes.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Não devemos nem ser covardes nem, nem audaciosos, mas corajosos. Coragem de menos é covardia e coragem demais significa audácia. Também não devemos ser nem avarentos, nem extravagantes, mas generosos. Generosidade de menos é avareza e generosidade demais é extravagância. Comer de menos é perigoso, mas comer demais também o é. A virtude está na moderação, o mal está no excesso.


Autor: Aristóteles

sábado, 29 de janeiro de 2011

Otimista x pessimista

Entram duas pessoas numa sala e deparam-se com uma garrafa de vinho pela metade.
Uma diz: Que pena! Só tem metade! A outra diz: Que bom! Ainda tem metade!
História pequena, simples, mas muito significativa, pois nos revela quão grande é o poder do pensamento positivo. Que tudo pode ser mudado mediante a nossa maneira de ver as situações, sobretudo do poder que temos de transformá-las a nosso favor. Procure sempre pensar positivo, olhar as situações com bons olhos, sobretudo entenda que quem pensa positivo muda sua história para melhor.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Amar-se

Quando uma mulher não possui uma relação sólida consigo mesma, irá procurar ansiosamente relacionamentos externos na tentativa de obter paz interior. Tentará amar outros na ânsia desesperada de encontrar neles o que deve descobrir em seu íntimo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sexo: A sombra do amor

O sexo é apenas uma sombra do amor. A verdadeira intimidade ocorre quando o corpo já está gasto e o afeto permanece. O laço que prende os corações e promove o sentimento de aceitação e não o envolvimento carnal. Quando sabemos que somos amados pelo que somos, nos tornamos mais saudáveis mentalmente e nos expressamos com maior intimidade. Por que? Porque nos sentimos livres do medo e da ansiedade de mostrar desempenho. Saber que se é amado, independentemente do que se é ou se faça, é uma grande conquista, e uma   felicidade inenarrável, pois o amor é um sentimento nobre, e valioso. Feliz daquele que ama, e também é amado.   Amado pela pessoa que é, pelos seus valores, e não simplesmente pela beleza ou bens materiais que possui. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A busca da felicidade

Geralmente temos a tendência a buscar a felicidade a todo custo, as vezes a buscamos na fama, na notoriedade, no dinheiro, no prazer sexual, na busca por um parceiro... infinitas são as razões que julgamos que nos farão felizes. O que  não paramos para refletir é que a felicidade geralmente se encontra onde nunca a buscamos, dentro de nós mesmos, pois nada que existe no exterior poderá nos tornar felizes, porque ao cansarmos daquilo que julgamos ser nossa felicidade, iremos tentar encontrar outro motivo, e assim por diante. Precisamos encontrar razões dentro de nós mesmos que nos torne mais felizes, porque aí sim nossa felicidade será completa, será real. As vezes algumas pessoas acreditam que só serão felizes se fulano ou sicrano ficar com ela, amá-la, e isso não existe. Cada pessoa deve amar-se e respeitar-se como é, e nunca querer atribuir essa responsabilidade a outra pessoa. Um amor sadio por si mesmo é sempre base para um amor sadio por outras pessoas. Acredito que ninguém causa emoções nos outros, apenas  estimula tais emoções que já existem dentro de cada um. Se uma pessoa apaixona-se por outra, tem sentimentos amorosos para com ela, daí por alguma razão essa pessoa vai embora para outro país, mas a outra ainda continua com seu sentimento, continua apaixonada... então a outra não está causando mais emoções nem sentimentos, tudo está na mente da pessoa que ficou, é ela a responsável pelo que sente, e só a ela cabe a decisão de continuar sofrendo ou não, pois é ela quem controla sua mente, e controlando sua mente controlará seus sentimentos. Só quem se ama pode amar outra pessoa, pois não se dá o que não se possui.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mandamentos da paz solidária

1- Saber colocar-se no lugar do outro.
2- Não responder à violência com violência.
3- Interessar-se pela comunidade.
4- Descobrir e valorizar o que há de positivo nas pessoas.
5-Promover o diálogo.
6- Fazer parceria, juntar forças.
7- Cuidar das causas dos problemas.
8- Conhecer e usar os recursos legais.
9- Não ficar em silêncio diante da injustiça.
10- Cultivar a espiritualidade da esperança e da reconciliação.



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

União com Deus

A simples vergonha não é dor, o mero remorso não é contrição. Tais sentimentos indicam preocupação consigo mesmo, confiança em si e não em Deus, e pode, por isso, somente inibir a união com ele. Além disso, é absolutamente certo que iremos passar estes sentimentos para os outros ou para as circunstâncias das nossas vidas, em que descarregamos os nossos fracassos. Assim somos levados não somente à falta de caridade mas a uma não-realidade, e por isso longe da possibilidade da real união com Deus.


Autor: Brian Moore

domingo, 23 de janeiro de 2011

Interesse sincero

Aquele que demonstra interesse sincero pela cooperação e comunicação humanas, em ser prestativo de coração, dará atenção à deficiência na medida certa para oferecer ao outro a ajuda necessária sem chamar a atenção indevida com gestos de compaixão e oferecimentos forçados de ajuda não solicitada. Ajudará ao ser requisitado, de forma mais natural possível, sem subterfúgios e sem enfatizar a deficiência, atingirá um bom companheirismo com o outro, procurando manter a comunicação e o companheirismo o mais natural possível.


Eleanor Roosevelt

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vem, ensina-me a amar

Vem, entra na minha vida, faça de mim uma pessoa mais feliz, só por está ao meu lado.
Vem, entra no meu coração, conheça os meus sentimentos, penetra no fundo do meu ser, e descubra meus segredos incontados. Vem, ensina-me a amar, a sentir aquele amor capaz de ultrapassar todas as barreiras, todos os obstáculos...faça-me uma criatura renovada, com alegria de viver, viver para ti, e por ti. Conheça-me no mais profundo de mim mesma, para que eu possa sentir que é bom amar, e melhor ainda, quando somos amados por quem amamos.
Se você vier para mim com os punhos cerrados, penso que posso prometer-lhe que os meus serão cerrados tão depressa quanto os seus; mas se você vier ao meu encontro e disser: "Vamos sentar e aconselhar-nos mutuamente e, se tivermos diferenças entre nós, procuraremos as causas", por certo veremos que não estamos tão afastados um do outro, que os pontos em que diferimos são poucos e muitos os que estamos de acordo, e que, se tivermos paciência e imparcialidade, além do desejo de sermos unidos, seremos unidos.


Woodrow Wilson

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sejas discreto

Pare e reflita: Como você se sentiria se a pessoa de quem estivesse falando mal escutasse seus comentários? Você faz parte do problema ou da solução? Você está ciente do impacto das suas palavras? Reflita. As vezes é melhor calar que falar demais, e depois se arrepender. Muitos chegariam a sabedoria se contivessem suas palavras, sobretudo aquelas que em nada ajudam as outras pessoas, mas que as prejudicam. A discrição é uma qualidade que admiro demais nas pessoas. Ser discreto significa que você compreendeu que há mais virtudes em calar-se do que em falar desmedidamente. 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A humildade controla a raiva

As pessoas que se sentem prejudicadas e ofendidas geralmente pensam que têm a permissão para falar o que bem entenderem, mas é melhor calar-se do que falar em momento inoportuno e dizer algo de que se arrependerá depois... Quase sempre nos prejudicamos por ter falado e raramente nos prejudicamos por ter permanecido em silêncio... porque tudo o que se diz ou se faz no calor da emoção pode ser dito melhor ou feito melhor posteriormente. Uma verdade necessária, proferida no calor da emoção, é mais prejudicial que benéfica e ofende em vez de esclarecer.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em busca do amor

Ando pela vida a buscar-te, o céu, as estrelas, tudo que foi criado é pequeno diante de ti, oh amor...passam-se dias, anos e eu teimo em te encontrar. Te procuro no orvalho da manhã, no vento que sopra, no murmúrio dos pássaros, no perfume das rosas, no rosto das pessoas...te busco em tudo à minha volta. De tanto te procurar, esqueci-me de que estás no lugar em que nunca pensei em te procurar: dentro do meu coração. É lá que resides, é lá a sua morada infinita.

Dedico à todas as pessoas que buscam o amor, que o têm como resposta para tudo que lhes acontece.

A fugacidade da vida.

As vezes fico pensando na vida, nas pessoas... e me pergunto qual o sentido da vida? Por que é que muitas pessoas se empenham em fragilizar as outras? Em mostrar-se superior? Gabar-se dos bens materiais que possuem? Em diminuir ou maltratar os outros? A vida é tão breve... tudo passa tão depressa... e muitas pessoas não conseguem perceber o que está diante dos olhos. Que nada que o ser humano faça o impedirá de morrer, deixar de existir, e que perder tempo tentando mostrar-se, gabar-se em nada o ajudará a ser feliz. Conheço pessoas que tentam aparentar ser o que não são, que esnobam as outras, as humilham e ainda acham que estão certas, acreditam piamente que são boas pessoas. Ledo engano. Bom só existe Deus. Nós, somos apenas pessoas tentando ser melhores... o bom seria se tentássemos ser melhores como pessoa, não melhores que os outros, porque ninguém o é, ainda que possua muitos bens. Somos iguais na essência, fomos formados do mesmo barro, e a ele retornaremos quando chegar nosso fim. Quando reconhecemos que nada somos sem Deus, chegamos a conclusão de que tamanha é a nossa pequenez, e grande a nossa dependência dele. Portanto, seja você quem for, faça o que fizer, possua o bem que possuir, não se esqueça de que quando chegar a sua vez, quando chegar a sua hora, de passar deste mundo para a eternidade, você não levará nada do que acumulou aqui na terra, irá sozinho, e levará consigo apenas os sentimentos vividos, as emoções, e as atitudes praticadas, e será isso que Deus cobrará de você. Ele não se interessará pela sua conta bancária muito menos pelas suas propriedades. Cuide de si mesmo, dos seus sentimentos, procure ser amoroso e jamais tente diminuir os outros, procure dar sempre o melhor de si, e fazer sempre o bem sem olhar a quem. Porque não se sabe nem o dia nem a hora só se sabe que ela chegará para todos os mortais.

O amor é um ato da vontade

O amor não é só sentimento. Amar é antes de tudo, um ato da vontade. É necessário querer amar. É preciso tomar a decisão de amar, de expressar amor pelas pessoas com quem vivemos. Querer envolvê-las com sinais de amor, até mesmo surpreendê-las com as nossas manifestações de amor.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As emoções

A pessoa plena não reprime suas emoções, se isso estiver sob seu controle, permitindo que aflorem à superfície para reconhecimento. Ela experimenta  a totalidade de sua vida emocional: está em "contato com", sintonizada com suas emoções, consciente do que estão lhe dizendo sobre suas necessidades e suas relações com os outros. Por outro lado, dissemos também que isso não implica render-se às emoções, intelecto e vontade. As emoções tem que ser integradas. Embora seja necessário relatá-las, não é necessário que "atuemos" de acordo com elas.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bon Jovi - Bed Of Roses - (Acoustic)

Passarei por este caminho uma só vez; por isso, se existir qualquer bem ou gesto de bondade que eu puder fazer em benefício de alguém, eu o farei. Não adiarei nem negligenciarei, porque por aqui eu jamais passarei, essa vida só a viverei uma vez... sempre procuro ser fiel ao que sinto, e ao que penso, tento ajudar quando necessitam de minha ajuda, sobretudo quando me pedem. Não julgo a vida pelas coisas boas, eu a julgo pelas oportunidades que me surgem de praticar a bondade, de servir... bom seria se pudesse acabar com a fome, com a violência... fico tão triste quando vejo pessoas passando necessidades, sofrendo humilhações...e que não encontram apoio, nem solução. No fundo, sou uma idealista, uma sonhadora... que não cansa de sonhar com um mundo mais justo, mais fraterno e cheio de amor. Quisera eu acordar e descobrir que o meu sonho tornou-se realidade.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Compaixão para com o outro

Se nosso amor por alguém está baseado na atração, seja por causa da aparência da pessoa ou por alguma outra característica superficial, nossos sentimentos por ela tendem a desaparecer com o tempo. Quando a pessoa perde a qualidade que achamos atraente, ou quando verificamos que aquela qualidade não mais nos satisfaz, a situação pode mudar inteiramente, ainda que a pessoa continue a mesma. É por isso, que os relacionamentos baseados exclusivamente na atração são quase que sempre instáveis. Por outro lado, quando começamos a aperfeiçoar nosso sentimento de compaixão, a aparência da pessoa ou comportamento não afetam nosso sentimento interior.


Dalai Lama

sábado, 15 de janeiro de 2011

Abandone a inveja

Abandone a inveja, desapegue-se do desejo de sobrepujar os outros. Em vez disso, tente fazer o bem a eles. Com bondade e gentileza, com coragem e confiando que é assim que terá sucesso de fato, receba-os com um sorriso. Seja franco e honesto. E tente ser imparcial. Trate todos como se fossem amigos muito próximos.
Mas se por algum motivo não puder ajudar as outras pessoas, procure ao menos não lhes fazer nenhum mal. Considere-se um turista. Pense no mundo como é visto do espaço, tão pequeno e insignificante, e ainda assim tão belo. Haveria realmente alguma coisa a ganhar fazendo mal a alguém durante a nossa estada aqui? Não seria preferível e mais razoável divertir-se e aproveitar a ocasião tranqüilamente como se estivesse visitando um lugar diferente? Portanto, se em seu passeio pelo mundo você dispuser de um momento, tente ajudar, mesmo que de forma modesta, aqueles que são oprimidos ou que por alguma razão não podem ou não querem ajudar a si mesmo. Tente não dar às costas àqueles cuja aparência é perturbadora, aos maltrapilhos e enfermos. Procure nunca pensar neles como se fossem inferiores. Se puder, não se considere melhor do que nem mesmo o mendigo mais humilde. Vocês terão a mesma aparência depois da morte.




Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama

A lei do amor

Quando o amor se expande como um sol ardente, em benefício do semelhante, torna-se divino, nós o chamamos de CARIDADE.
Quando o amor ainda está fechado em si mesmo, como semente escura e enclausurada, nós o chamamos de EGOÍSMO.
Quando o amor ainda está mesclado com os impulsos do instinto e do desejo, nós o encontramos sob o nome de PAIXÃO.
Quando o amor traduz a afinidade, carinho e respeito mútuo, nós o chamamos de AMIZADE.
Quando o amor liberta, nós o chamamos de RENÚNCIA.
Quando o amor resvala pelos caminhos áridos do ciúme e da posse, ele aprisiona e é quando encontramos o APEGO.
Autor: Alexandre Paredes

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A vida...

As vezes fico pensando na minha vida, no que já vivi durante esses 34 anos... passei por tantas dificuldades, tantos sofrimentos, tantos problemas...já senti a dor da rejeição, de saber que simplesmente não se importam...e aprendi a duras penas que eu devo me amar acima de qualquer coisa, que devo ser a primeira a cuidar de mim, porque os outros não o farão por mim. Toda rejeição nos ajuda a crescer e a nos amar plenamente, porque compreendemos que esse amor deve vir de nós, para depois expressar-se através das outras pessoas, pois só damos aquilo que possuímos. A vida é uma constante mudança. Nesse momento estou passando por um problema que ainda não sei como, mas irei resolvê-lo, pois confio em Deus e na sua bondade. Lembro-me da sua promessa de que todo aquele que pede recebe, e eu já pedi. Mesmo em meio às dificuldades, eu procuro manter a serenidade, pois sei que abalar-me não me ajuda em nada, pelo contrário, só me prejudica. Serenidade é tudo que peço a Deus todos os dias quando acordo. O resto virá de acordo com ela, e por meio dela.

Só Deus é indispensável

Embora certamente precisemos um do outro, ninguém, a não ser Deus, é indispensável. Quando um conflito com alguém importante para nós leva-nos ao desespero, é possível que estejamos colocando essa pessoa em um trono que deveria ser ocupado somente por Deus. Não devemos nunca ver outra pessoa como a única fonte do que é bom no mundo. Isso prejudica nossa liberdade espíritual, e também o nosso desenvolvimento.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Amor é livre exercício da escolha

Quando alguém necessita de outra pessoa para a sua própria sobrevivência está sendo parasita do outro. Não há escolha nem liberdade envolvida nesse relacionamento. É uma questão de necessidade e não de amor. Amor é livre exercício da escolha.. Duas pessoas se amam quando são capazes de viver sem a outra, mas escolhem viver juntas.


Ivan Barcellos Assumpção

Oração da Serenidade

Senhor, concedei-me a serenidade para aceitar todas as situações que não podem ser mudadas, dai-me a coragem para mudar as que necessitam de mudança, sobretudo, dai-me o discernimento para saber a diferença. Amém.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alegrar-se com as pequenas coisas

As melhores coisas da vida são aquelas que nos fazem felizes, que nos torna recompensados. O valor do sorriso natural, a alegria espontânea brotada do coração... são nos pequenos gestos que encontramos a perfeição dos momentos. Muitas vezes em nossas vidas, temos a sensação, de não sermos amados o bastante, isso acontece comigo, com você e com qualquer outra pessoa, faz parte da vida, e do ser humano. As vezes precisamos sentir que somos amados, que somos aceitos na nossa singularidade. Todo ser humano necessita de amor, necessita saber que alguém se importa com ele, que sente sua falta.... Imagina quando a pessoa sente que nem seus familiares se importa com ela? Que não sentem a sua falta? O turbilhão de pensamentos negativos que surgem em sua mente, a tristeza e o vazio... Seja você quem for, aja sempre com amor, respeite as outras pessoas, ainda que elas estejam erradas, ainda que elas não o respeitem, aja com serenidade, simplesmente reconheça que você deve agir, nunca reagir. Seja você mesmo, tenha suas próprias atitudes, não faça aos outros o que não quer que lhe façam, sobretudo, aja conforme seus pensamentos, não conforme os da maioria, seu único compromisso é com você mesmo, com a sua consciência e paz de espírito. E isso é a melhor coisa da vida, está tranqüilo e ciente de que agiu corretamente, de que praticou o bem, e que de alguma maneira contribuiu para a felicidade de outra pessoa.

VENCE PELO AMOR

Qual ardor nos deste a vida? É o amor.
Com suspeitas não se alcança doce amor, ainda quando for custoso, mostre amor.
Não te irrites, mas tolere com amor, pois, irmão, ao teu vizinho mostre amor.
A alegria é concedida pelo amor, onde houver desconfiança, ai do amor. Ao irado e muito furioso, mostra amor. Tudo sofre, tudo espera pelo amor.
O valor não é mesquinho, deste amor. É benigno, é paciente, não torna mal dizente, és-te meigo amor. Pois mostremos tolerância, muitas vezes a arrogância murcha o amor. Não te dês por insultado, mas responde com agrado, vence pelo amor.
Desavenças e rancores não convém a pecadores, salvos pelo amor.
O supremo Deus nos ama, Cristo para os céus nos chama, onde reina o amor.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MAKTUB

A vida é como uma grande corrida de bicicleta, cuja meta é cumprir a Lenda Pessoal.
Na largada, estamos juntos, compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas, na medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas quanto à própria capacidade. Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio, ainda estão correndo, mas apenas porque não podem parar no meio de uma estrada. Eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem uma obrigação. Terminamos por nos distanciar deles; e então somos obrigados a enfrentar a solidão, a surpresa com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta. Perguntamo-nos finalmente se vale a pena tanto esforço. Sim, vale. É só não desistir.

PAULO COELHO

Pedir desculpas

Tudo que sei é que algum medo vago parece inibir minha própria habilidade de dizer: "Errei, sinto muito". Quando tento me lembrar das últimas vezes em que me desculpei com sinceridade, tenho de voltar bastante. Meu pensamento sub-reptício é que a outra pessoa envolvida nunca me pediu desculpas. Depois repasso mentalmente todas as vezes em que isso certamente teria sido oportuno. Se não recebi os predidos de desculpas que me eram devidos, por que deveria fazer algum? É a velha decepção de ser reator em vez de ator. É a imaturidade de deixar que o comportamento de outra pessoa determine o meu próprio. De certa forma, deixo a falha de outra pessoa em me pedir desculpas decidir como eu vou agir.


Autor: Jonh Powell

As pessoas são dádivas

As pessoas são dádivas de Deus para mim. Já vêm embrulhadas, algumas lindamente e outras de modo menos atraente. Algumas foram danificadas no correio; outras chegam por "entrega especial". Algumas estão desamarradas, outras hermeticamente fechadas.
Mas o invólucro não é a dádiva e essa é uma importante descoberta. É tão fácil cometer um erro a essse respeito, julgar o conteúdo pela aparência.
Às vezes a dádiva é aberta com facilidade; às vezes é preciso a ajuda de outros. Talvez já tenham sido magoadas antes e nãoqueiram ser magoadas de novo. Pode ser que agora se sintam mais como "coisas" do que "pessoas humanas".
Sou uma pessoa. Como todas as outras, também sou uma dádiva. Deus encheu-me de uma bondade que é só minha. E contudo, às vezes tenho medo de olhar dentro do meu invólucro. Talvez eu tenha medo de me desapontar. Talvez eu não confie em meu próprio conteúdo. Ou pode ser que eu nunca tenha realmente aceitado a dádiva que sou. Todo encontro e partilhar de pessoas é uma troca de dádivas. Minha dádiva sou eu; a sua é você. Somos dádivas um para o outro.

Autor: Desconhecido

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

TEREZINHA

Hoje é um dia especial, o dia em que essa pessoa magnífica veio ao mundo. Hoje ela completa mais um ano de vida, mais um ano ao nosso lado. Crescemos juntas, brincando, brigando...mas ainda hoje somos amigas, soubemos ultrapassar as barreiras e as dificuldades que toda amizade verdadeira encontra pela frente. Ela casou-se, tem três filhos e acredito que é muito feliz, dentro das suas possibilidades. A vida é bela, e sempre encontramos pessoas que vale a pena estar perto, que sabemos que nos amam incondicionalmente, e que torcem pela nossa felicidade. Desejo que você seja muito mais feliz do que já é, e que encontre a cada dia mais razões para viver, viver com amor, dignidade, respeito... e que possamos seguir juntas por muito mais tempo, sendo amigas e companheiras, sobretudo amando-nos e respeitando-nos, guardando em nossos corações todos os nossos momentos vividos durante a nossa infância, bons momentos... que nem o tempo nem a distância podem nos roubar. Que Deus abençõe você sempre. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!! PARABÉNS!!!!

A pessoa plena

Custa tanto ser uma pessoa plena, que muito poucos são aqueles que têm a luz ou a coragem de pagar o preço. É preciso abandonar por completo a busca da segurança e correr o risco de viver com os dois braços. É preciso abraçar o mundo como um amante. É preciso aceitar a dor como condição da existência. É preciso cortejar a dúvida e a escuridão como preço do conhecimento. É preciso ter uma vontade obstinada no conflito, mas também uma capacidade de aceitação total de cada consequência do viver e do morrer. 

Autor: Morris L. West

A lição do amor não correspondido

A lição do amor "não correspondido" é valiosa se você se permitir aprendê-la. Se se apaixonar por alguém que não sente o mesmo por você, tem a oportunidade de aprender como dar amor livremente, sem nada esperar em troca.
Amar sem amarras é amar incondicionalmente. Você pode libertar-se da necessidade, da dependência e da solidão que ainda associa com amor quando alguém parece rejeitá-lo(a). Toda rejeição o ajuda a aceitar-se de maneira mais completa.
Por outro lado, quando alguém se apaixona por você e você não sente o mesmo, você tem a oportunidade de receber amor sem sentir-se obrigado. Você pode dizer à pessoa como se sente exatamente, permitindo-lhe sentir-se como ela se sente, e relaxar. O amor nem sempre tem de significar algo sognificativo. O amor não o faz devedor de alguém. Receber amor livremente dá ao doador o prazer de saber que o seu amor é bom o bastante e atingiu o alvo.

Autor: Bob Mandell

domingo, 9 de janeiro de 2011

A importância de Dizer não

Dar e receber um não como resposta pode gerar muitos conflitos para o coração. Mas não precisa ser assim. Um bom amigo sempre pode aceitar um não.
Dizer sim quando se quer dizer não, é trair a si mesmo, o que leva a auto-estima a zero. Em geral, o medo de dizer não é o medo de ferir alguém. Você quer proteger a pessoa da dor. Essa culpa o leva a fechar o coração ou a parecer irritado quando diz não, ou então a dizer sim por obrigação, para mais tarde se ressentir. Não tenha receio de dizer não, mas diga com sinceridade. Geralmente as pessoas fazem coisas que não desejam fazer só para agradar as outras, e depois ficam tristes e arrependidas. Seu compromisso é com o seu coração, com aquilo que o deixa feliz e satisfeito, e certamente se as pessoas à sua volta te amam, aceitarão o que vier de você, seja sim, ou seja não. Já dizia Jesus Cristo: "Que vosso sim seja sim, e vosso não seja não, pois o que passa disso é de procedência maligna".

Amor x Paixão

Apaixonar-se é o eufemismo do romântico para a avidez infantil. Apaixonar-se é sentir que o anseio desesperado de ter alguém que cuide de você para sempre pode finalmente realizar-se. Apaixonar-se é o oposto de amar.
O que é o amor? O amor é uma poderosa energia sustentadora de vida que flui por você quando você flui por ela.
O amor é, pois, uma experiência de profunda entrega. Ele requer uma fé e uma coragem que a mente mortal não pode compreender. Entrega não é submissão à vontade de outra pessoa. Entrega é curvar-se interiormente aos próprios sentimentos, às próprias vulnerabilidades, à própria intuição e vivacidade. O você oculto, o você desconhecido. Entregar-se é apaixonar-se por si mesmo!
Se você não ama a si mesmo, quem pensa que o fará?

Autor: Bob Mandel

Eclesiástico 6, 6-1-6

Viva em amizade com muitos, mas seja o teu conselheiro um entre mil. Se queres ter um amigo, toma-o depois de o teres provado, e não te fies facilmente nele. Porque há amigo que somente o é quando nisto acha a sua conveniência, e deixará de o ser no dia da tribulação. E há amigo que se muda em inimigo e há amigo que descobrirá o seu ódio e as suas rixas e injúrias. E há amigo que só o é para a mesa, e que não o será no dia da tribulação. Se o teu amigo perseverar firme, será para ti como um igual, e nas tuas coisas domésticas intervirá com confiança. Se ele se humilhar diante de ti, e se esconder da tua presença, terás uma amizade boa e sincera. Separa-te dos teus inimigos, e está alerta com os teus amigos. O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, encontrou um tesouro. Nada se pode comparar com um amigo fiel, e o ouro e a prata não merecem ser postos em balança com a sinceridade da sua fé. O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão tal amigo.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Oração do amanhecer

Senhor, no silêncio destedia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensiva, mansa e prudente, Quero ver além das aparências, teus filhos como tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Fecha os meus ouvidos à toda calúnia, guarde minha língua de toda maldade, que só de bençãos se encha o meu espírito, que eu seja tão bondosa e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença. Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém.

Autor: desconhecido

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A pessoa inteira

A pessoa inteira é um ator, não um reator. O colunista Sidney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo à banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos desceram pela rua o colunista perguntou:
"Ele sempre te trata com tanta grosseria?"
"Sim, infelizmente é sempre assim".
"E você é sempre tão educado e amigável com ele?"
"Sim, sou".
"E por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?"
"Porque não quero que ele decida como eu devo agir".
A implicação desse diálogo é que a pessoa inteira é " seu próprio dono", que não deve se curvar diante de qualquer vento que sopra; ela não está a mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que a transformam, mas ela quem transforma os ambientes.

Autor: Jonh Powell

Ninguém pode causar emoções no outro

Se quisermos chegar a uma compreensão de nós mesmos, devemos aprender a estar muito abertos e receptivos a todas as nossas reações emocionais. Se as emoções são a chave para a compreensão da pessoa, devemos aprender a escutá-la para podermos crescer. Há uma crença básica na qual devo confiar totalmente se quiser me conhecer: Ninguém pode causar ou ser responsável por minhas emoções. É claro que nos sentimos melhor quando responsabilizamos o outro por nossos sentimentos: "Você me deixou com raiva"... " Você me assustou"... " Você me fez ficar com ciúmes"...etc. Na verdade você não pode fazer nada comigo. Você pode apenas estimular as emoções que já existem dentro de mim, esperando o momento de serem ativadas. A diferença entre causar e estimular emoções não é apenas um jogo de palavras. É crucial aceitar esta verdade. Se acredito que você pode me fazer ficar com raiva, toda vez que isto acontecer, eu simplesmente responsabilizo e culpo você pelo problema. Então, posso me afastar de nosso encontro sem nada aprender, concluindo apenas que você falhou porque me fez ficar com raiva. Assim, jogando toda responsabilidade sobre você, evito questionar a mim mesmo, e portanto, não cresço.

Autor: Jonh Powell

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os dez mandamentos dos Xavantes

Eles não conhecem os dez mandamentos de Moisés. Entretanto, suas leis têm a sabedoria de um texto bíblico.
1- Não cuspir no rio.
-Nós, os civilizados, cuspimos na cara dos outros.
2- Não matar um filhote de animal, nem a mãe, se tiver um filhote.
- Nós matamos os dois.
3- Não derrubar uma árvore, a não ser para fabricar uma canoa ou uma cabana.,
- Nós, civilizados derrubamos florestas inteiras para fazer dinheiro.
4- Ninguém manda em ninguém. O chefe da tribo é apenas um conselheiro que orienta com sua sabedoria..
- Nós mandamos no mundo, quer queiram ou não.
5- Todo mundo é dono do ar, da água, do sol, da terra.
- Nós, só não roubamos o sol e o ar dos outros porque não conseguimos.
6- Ninguém possui riqueza, nem herança. Tudo é de todos e da tribo.
- Nós brigamos no velório do tio e dos pais para repartir até as gravatas e a coleira do cachorro.
7- A única herança dos pais para os filhos é a experiência de vida: como caçar, pescar, conhecer ervas medicinais, erguer uma cabana, fazer barco, rede, arcos e flechas...
- Nós, os civilizados transmitimos um triste atestado de maus exemplos.
8- Quem quiser gritar pode gritar. Quem quiser rir pode rir. Quem quiser chorar pode chorar.
- Nós fazemos os outros chorar e gritar e rimos de nossas vítimas.
9- Não comer a caça sozinho, mas repartir com os outros.
- Nós, comemos o que é nosso e o que é dos outros.
10- Não negar um favor. Se alguém precisa de uma flecha, faça a flecha para ele.
-Nós entregamos a flecha, mas cobramos o olho da cara.

O índio vai à caça

Aconteceu no Xingu, entre os xavantes: um índio foi amaldiçoado e expulso da tribo. Ficou proibido de pôr  os pés na aldeia e de se casar com qualquer moça da comunidade. Uma verdadeira excomunhão. Mas a excomunhão não foi lançada nem pelo bispo nem pelo papa, nem pelos missionários, nem pelo pajé. O castigo veio da própria tribo, com voto unânime de todos os índios.
O que aconteceu? Qual foi o crime cometido pelo índio excomungado? Nós do lado de cá da civilização, dificilmente podemos acreditar. Foi um simples pecado da gula. Ele foi à caça e trouxe uma bela anta. Assou, comeu o que pôde e guardou o resto para ser comido depois. Não convidou ninguém para participar de sua festa particular.

Ninguém chuta um cão morto

Quando fores atacado, ou criticado, lembre-se de que ninguém chuta um cão morto. Se te criticam ou te atacam é porque você aparece, faz notar-se. Portanto, não se preocupe com isso, desde que você não dê importância ao que digam ou façam, nada poderá afetá-lo. Mantenha-se firme nos seus propósitos, sobretudo nas suas convicções, na sua serenidade, e ainda que tudo esteja desfavorável à sua volta, você permanecerá sereno e confiante. Isso é a compreensão máxima de que não é o que te fazem que te transtorna, mas a maneira como você reage ao que te fazem.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O propósito do namoro

O propósito do namoro é praticar e experimentar. O objetivo final do namoro é geralmente decidir, mais cedo ou mais tarde, se a relação acabará em casamento. Namorar é um meio de descobrir que tipo de pessoa podemos complementar e com quem somos espiritualmente e emocionalmente compatíveis. É um período de treinamento para o casamento.
Esse fato cria um conflito intrínseco. Quando namoramos, temos a liberdade para dizer, a qualquer hora, "Isso não está dando certo" e terminar o relacionamento. A outra pessoa tem o mesmo direito.
O que isso significa para uma pessoa com problemas de limites? Muitas vezes, ela carrega aspectos imaturos e não-desenvolvidos de sua personalidade para um relacionamento romântico adulto. Em uma situação de pouco compromisso e alto risco, ela busca a segurança, o vínculo e a coerência de que suas feridas necessitam. Ela se entrega rápido demais aos cuidados de quem está namorando porque suas necessidades são urgentes. E ela ficará arrasada quando as coisas não derem certo.
Isso é o mesmo que enviar uma criança de três anos para as frentes de batalhas. Namorar é uma maneira de os adultos descobrirem se o casamento é conveniente; não é o lugar em que almas jovens e feridas encontrarão cura. A cura pode ser encontrada mais facilmente em terrenos não-românticos, como grupos de igrejas, terapia e amizades do mesmo sexo. Não é possível confundir os propósitos dos relacionamentos românticos com os dos não-românticos.
Autor:  Henry Cloud

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Atitudes impensadas... sofrimento na certa.

Durante algum tempo em minha vida, eu não conseguia entender as atitudes de algumas pessoas, sobretudo quando essas atitudes eram direcionadas a minha pessoa, as vezes eu ficava triste, magoada e ressentida. Mas com o passar do tempo, aprendi que todas as atitudes e comportamentos das outras pessoas não dizem nada sobre mim, sobre minha pessoa, e ficar triste é uma atitude ingênua e despropositada, porque tudo que fazemos revela quem somos, e se agirmos erradamente com outra pessoa, o problema está em nós, não nela. Os outros infelizmente sofrem as consequências de nossas ações impensadas. Portanto, ide sempre tranquilo, embora esteja em meio às situações mais complicadas, sejas sereno e busque sempre a paz, pois ela é a melhor companhia nessa vida, é o nosso refúgio ante as adversidades. Jamais julgue-se ou meça-se pelo que lhe acontece, pelo contrário, olhe-se interiormente, julgue-se pelos sentimentos bons que possui, pela grandeza de espírito, sobretudo pelo amor que há em ti, no teu coração. Infelizmente, quanto aos outros e suas atitudes nada podemos fazer, apenas aceitar e procurar entender que nem tudo que fazem é para nos magoar ou ofender, as vezes simplesmente eles não sabem ou não querem agir de outra maneira, e quanto a isso nada podemos fazer, além de seguir nossas vidas e tentarmos ser felizes.

domingo, 2 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA.

Mais um ano se foi, e com ele muitas alegrias, vitórias, conquistas...muitas dificuldades, muitos problemas superados... faz parte da vida. Conheci muitas pessoas, umas virtuais, outras reais, convivi com algumas, enfrentei dificuldades, mas acima de tudo, aprendi muito, aprendi que amar é uma decisão, que posso amar de várias maneiras, e também ser amada de várias maneiras, e que as vezes julgamos errado as pessoas e suas atitudes, mas que se pararmos para refletir, saberemos que o importante é sermos amados como somos, com nossos defeitos, sobretudo com  nossas virtudes. Desejo que esse ano de 2011 seja repleto de bons acontecimentos, e de muitas conquistas, não só para mim, mas para todas as pessoas, que a paz reine em cada lar, sobretudo no coração humano. Acredito que a paz vem de dentro, para só então, ser transmitida para as outras pessoas. Só se dá o que se tem, na medida que tenho paz interior, posso ser capaz de a transmitir às outras pessoas. Que seja um ano bom. E venha o que vier, aconteça o que acontecer, estaremos aqui, sempre dispostos e preparados... pois assim é a vida, um eterno recomeçar. A vida é bela em todos os seus momentos, em todas as suas fases... e sempre nos ensina a ser melhores a cada dia. Viva 2011!!!!